JA slide show

INFORMATIVOS PEDAGÓGICOS

E-mail Imprimir PDF

O Projeto Pedagógico Pitágoras/Colégio Fonseca Rodrigues é um instrumento mediador para a efetivação do vínculo teoria-prática. Esse documento nunca estará definitivamente pronto; ao contrário, supõe uma constante busca de alternativas viáveis à consecução do trabalho pedagógico, mostrando compromisso com a realidade e a exigência de novas práticas educacionais.

A consciência de que o cenário do século XXI exige um novo paradigma de sociedade e de educação levou a instituição a incluir, em sua proposta, os componentes curriculares de Ética e Empreendedorismo e Robótica Educacional através do Programa Lego Zoom

Education que alinhados aos demais componentes curriculares representa um novo passo em educação.

 

Histórico

O DESAFIO DA ÁGUIA

“ A águia pode viver mais de 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma difícil decisão: morrer....ou enfrentar um profundo e doloroso processo de renovação que dura cerca de 05 meses, em que arranca seu próprio bico e depois que um novo bico cresce ela arranca suas velhas garras e penas.

E, então, com bico, garras e penas renovados a águia voa para viver plenamente mais outras décadas.”

Bakhtin, 1992

A evolução do Colégio Fonseca Rodrigues/Rede Pitágoras guarda semelhanças com a longevidade da águia. Ao chegar aos seus 42 anos o Colégio Fonseca Rodrigues/ Rede Pitágoras vêm-se transformando com os desafios que se sucederam e encontram renovados e energizados para continuar superando as demandas deste século.

 

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

LEVANTE ESTA BANDEIRA JÁ

“Estudos independentes feitos em diversos países, chegaram a uma importante conclusão: a participação dos pais na vida escolar dos filhos traz inúmeras conseqüências positivas, como melhora no rendimento escolar e a formação de pessoas mais seguras, equilibradas e conscientes.

Os educadores concordam que essa participação é benéfica para todos, mas, que ela é difícil, mesmo em escolas que apóiam essa integração.

Os pais por sua vez, são unânimes em reconhecer a importância dessa participação e gostariam sim, de participar mais.

Mas, não basta querer – é importante agir e fazer isso acontecer.

Esta bandeira já está de pé e agora é sua vez de agir”. (http://www.tiafabiolaecia.blogspot.com.br/)

CORPO DOCENTE

ENSINO FUNDAMENTAL 

Língua Portuguesa/Prod. de texto – Jordana – Ana Maria G. Debortoli

Matemática – Cintya de Deus Moreira

Ciências – Cleide Maria Pereira

Geografia – Sisele Maria Caixeta

História – Eunice Aparecida Caixeta

Língua Estrangeira – Rosicléia

Ética e Empreenderismo – Bruno

Física(9º ano) – Airton Modesto

Arte –(6º ano) – Cássia Barros

Ed. Física – Masc. – Vanderlei Resende – Fem – Vanilza

ENSINO MÉDIO:

Língua Portuguesa – Silvana

Produção de Texto/Literatura – Nayara

Matemática – Cleomar/Jessé

Física – João Batista/Airton Modesto

Química – José Rodolfo/Dayane Caixeta

Geografia – Sisele Maria Caixeta

História – Eunice Aparecida Caixeta

Biologia – Cleide/Sandro Moreira

Língua Estrangeira – Lívio Soares Medeiros

Filosofia/Sociologia – Maraíze

Espanhol – Ludmila

PROFESSORES COORDENADORES:

6º ANO – Jordana – Bruno

7º ANO - Cleide – Vanilza

8º ANO – Cintya – Rosi

9º ANO – Ana Maria – Delei

1º Sócrates – Sisele – Cleomar -

2º Platão –Dayane -Silvana

3º Pitágoras – Eunice – José Rodolfo

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DO COLÉGIO

Entrada – 7h20min

Saída Ens. Fund. II – 12h

Saída Ensino Médio – 12h45min

Obs: Não será permitido a entrada de alunos no segundo horário, salvo em situações emergenciais.

UNIFORME

De uso obrigatório inclusive o de Educação Física

 

NORMAS DICIPLINARES:

Não será permitido ao aluno:

A prática do Bulling

Agressões Físicas

Desrespeito a visitantes, funcionários e professores

Usar o nome do Colégio de forma desrespeitosa inclusive nas Redes Sociais

O uso de celulares e similares nas dependências do Colégio.

Outras normas usuais tanto quanto estas serão julgadas de acordo com o contexto escolar previsto no Regimento Escolar e serão aplicadas sansões cabíveis pela direção do Colégio.

HORÁRIO DE AULAS

Ensino Fund. I – Educação Infantil – 13h às 17h15min

Ensino Fund. II -7h30min às 12h

Ensino Médio – 7h30min às 12h45min

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DISCENTE

Por uma questão de coerência, a avaliação da aprendizagem deve ser contínua e contemplar os vários aspectos de desenvolvimento humano, através dos mais variados instrumentos, e envolver os interessados no processo para a tomada de consciência dos resultados das ações programadas. Será vista como um elemento do processo ensino-aprendizagem de maior importância do ato de aprender, que retrata a situação do aluno, do nosso próprio trabalho e da instituição e para que, com mais segurança, possamos tomar decisões devidas em tempo hábil.

A verificação do rendimento escolar obedece ao Regimento Escolar e aos critérios abaixo descritos:

1 - A avaliação será dividida em quatro etapas, correspondendo a cada etapa 1 bimestre do ano letivo

1.1 Os instrumentos de avaliação do rendimento escolar serão os seguintes:

1.2 Duas avaliações individuais que chamamos de P1/ P2 e +P3 de acordo com o calendário de provas

1.3 A avaliação P3 tem caráter de prova recuperadora e ou prova substitutiva para o aluno que perdeu alguma avaliação por motivo de doença, viagem e outros e ainda substitutiva da menor nota do aluno nas avaliações P1 OU P2.

Ex:

  BIMESTRE – 20 pts

VALORES

P1 - Prova 1

7,0

P2 – Prova 2

7,0

P3 - Substitutiva

(7,0)

Simulado

3,0

Deveres de Casa e de sala e participação

3,0

 

 

2º BIMESTRE – 25 PTS

 

P1 - Prova 1

9,0

P2 – Prova 2

9,0

P3 - Substitutiva

(9,0)

Simulado

3,0

Deveres de Casa e de sala e participação

4,0

3º BIMESTRE – 25 PTS

 

P1 - Prova 1

9,0

P2 – Prova 2

9,0

P3 - Substitutiva

(9,0)

Simulado

3,0

4º BIMESTRE – 30 PTS

 

P1 - Prova 1

10,0

P2 – Prova 2

10,0

P3 - Substitutiva

(10,0)

Simulado

5,0

Deveres de Casa e de sala e participação

5,0

 

O prazo para entrega de provas corrigidas aos alunos será de 10 dias, exceto os simulados.

SIMULADOS

Os Simulados são avaliações conjuntas de todas as disciplinas, cujo respectivo resultado obtido pelo aluno constará em todas as disciplinas. Será aplicado a cada final de bimestre com datas previstas no Calendário Escolar.

DEPENDÊNCIAS

É admitida a matrícula com dependência em até duas disciplinas a partir do 7º ano e do 2º ano do Ensino Médio, respeitada a preservação da sequência curricular.

São normas previstas no Regimento Escolar:

Os alunos que estiverem em dependência deverão matricular-se nas mesmas junto a secretaria. As dependências terão um custo extra na mensalidade.

Ela terá a duração de três meses com aulas uma vez por semana.

As avaliações das dependências constarão de trabalhos e provas, além de baterias de exercícios.

As notas assim como a frequência serão lançadas no diário e no boletim do aluno.

CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos-pedagógicos, com atuação estrita aos diretores e professores do Colégio.

Dentre outras funções, cabe ao Conselho de Classe decidir quanto a aprovação ou reprovação de alunos que, após a recuperação anual, apresentarem situações limítrofes de acordo com normas estabelecidas no Regimento Escolar.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

1 – QUANTO AO APROVEITAMENTO: Será aprovado o aluno que alcançar média igual ou superior a 60% em cada disciplina

1.1 – QUANTO À FREQUÊNCIA: Será aprovado o aluno que além do aproveitamento tiver frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(Lei Federal nº 9394/96).

 

ORIENTAÇÕES QUANTO A REDAÇÃO

Para a disciplina de Redação os alunos não farão provas, mas, terão de entregar toda segunda-feira uma redação no portão de entrada para os alunos do Ensino Médio e terça-feira para os alunos do Fund. II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


VocÃ�ª estÃ�¡ aqui: Home INFORMATIVOS PEDAGÓGICOS

Ukash Kart ukash

kredi kartı taksitlendirme kredi kartı taksitlendirme